Biometria -

O Sistema de Biometria Facial foi implantado no Transporte de Passageiros de Caruaru no ano de 2015. O objetivo é coibir o uso indevido do cartão LEVA por terceiros, com foco nos usuários inseridos na gratuidade (pessoas com deficiência) e meia tarifa (servidor público e estudante), já que em alguns casos, os cartões são repassados para outras pessoas. O uso irregular do cartão acarreta em penalidades para o usuário, uma delas é o bloqueio inicial de 48h. O usuário NÃO perde seus créditos, no caso de estudantes e servidores, voltando a utilizá-los normalmente após os procedimentos de desbloqueios.

O sistema funciona da seguinte forma:


Mensagens no Validador:

Vencimento

Passando o prazo de validade do cartão LEVA (Estudante / Servidor / Especial / Idoso), ao apresentar o cartão no validador do ônibus, aparecerá a mensagem “Cartão Vencido”.

Biometria

Passando um cartão que tenha sido utilizado por outra pessoa que não o proprietário, aparecerá a mensagem “Saldo Insuficiente”.

Em ambos os casos, o usuário deverá comparecer à loja do LEVA (AETPC), no 3º piso do Shopping Difusora, para efetuar os procedimentos de desbloqueio do cartão.


Como Desbloquear o LEVA

Por Vencimento:

Por Biometria

Renovação dos Cartões LEVA:

LEVA ESPECIAL – Renovação anual

IDOSO – Renovação a cada dois anos.

LEVA ESTUDANTE e SERVIDOR – Renovação anual