CARTÃO LEVA ESPECIAL

O cartão LEVA ESPECIAL é disponibilizado para pessoas com deficiência:
– Física, Sensorial, Mental ou Intelectual (Lei nº 6.907/2022);
– Pessoas de baixa renda com câncer, vírus HIV, anemias congênitas (falciforme e talassemia) e coagulatórias congênitas (hemofilia e nefropatias), desde que estejam em tratamento em uma unidade de saúde pública de Caruaru, conforme a Lei (nº 4.299/2003).

E como obter o LEVA ESPECIAL?
Para obter o LEVA ESPECIAL são realizadas 02 (duas) etapas:
ETAPA 1 (ANÁLISE) – A pessoa comparece na loja do Leva, portando os seguintes documentos:
– RG (original)
– CPF (original)
– Laudo Médico (especialista) emitido nos últimos 12 (doze) meses, carimbado, assinado, com o respectivo CID e em tratamento pelo SUS (original + cópia).
– Pacientes com câncer, vírus HIV, anemias congênitas (falciforme e talassemia) e coagulatórias congênitas (hemofilia e nefropatias) precisam trazer ficha V7 do cadastro único.
– Surdos – Trazer exame de AUDIOMETRIA (original + cópia).
– Deficiência Visual – Trazer exame de CAMPIMETRIA (original + cópia).
AGUARDAR PRAZO DE 10 (DEZ) DIAS PARA RESULTADO DA ANÁLISE NA LOJA

ETAPA 2 – Se reprovado pela Secretaria de Saúde, haverá a devolução do laudo.
ETAPA 2 (CADASTRO) – Se aprovado pela Secretaria de Saúde, deverá apresentar a seguinte documentação:
– RG (original + cópia)
– CPF (original + cópia)
– Comprovante de Residência atualizado (original + cópia)

OBSERVAÇÕES
Para ter direito ao acompanhante, o médico precisa informar a necessidade no laudo;
Caso o cartão LEVA ESPECIAL possua indicação para acompanhante, é necessário seguir esta ordem de uso ao passar na catraca nos ônibus:
1º – Usuário/Cadastrado / 2º Acompanhante.
Menor de 18 anos, deverá comparecer com o responsável legal;
Só é possível emitir o cartão LEVA ESPECIAL com a presença do usuário.

E como renovar o LEVA ESPECIAL anualmente?
Para realizar a renovação do cartão LEVA ESPECIAL o usuário deverá seguir o mesmo procedimento utilizado para o cadastro (Etapas 1 e 2).

Em caso de perda, dano ou roubo/furto do cartão LEVA ESPECIAL:
Entrar em contato pelo WhatsApp (81) 3721-6680 solicitando o bloqueio, informando o CPF e o motivo do bloqueio; 
Após 24h do bloqueio, comparecer a loja do Leva com a documentação (RG, CPF, Comprovante de Residência atualizado) para emissão do novo cartão;
A apresentação do Boletim de Ocorrência (BO) não desobriga a apresentação da documentação descrita acima;
Para emissão da 2 ª via, será cobrada uma taxa equivalente a 05 (cinco) tarifas vigentes no município (Decreto nº 93/2022).